
Kalimas

Kalimba é uma versão modernizada do Instrumento Sul Africano Mbira. É uma caixa de som com teclas que podem ser de metal, madeira ou bambu presa no topo de diferentes tamanhos com sons de notas diferentes. Também é conhecido como piano de polegar africano.
Originária do Sul da África, Kalimba é uma palavra Bantu que significa”pequena música”. O nome é usado genericamente para os instrumentos lamelofones tradicionais da África (Mbira, Kalimba, Sansa, etc.).
Quanto ao seu surgimento, foi inventada com linguetas de madeira ou bambu na costa oeste da África há cerca de 3000 anos atrás; e com linguetas de metal no vale do rio Zambeze há cerca de 1.300 anos atrás. Estes instrumentos de metal viajaram por todo o continente, diferenciando em sua forma física e
Descrição e história do instrumento

usos sociais. Ela veio a existir do extremo norte da África ao sul do deserto do Kalahari, da costa leste a oeste. Afinadas de infinitas formas diferentes.
Andrew Tracey, etnomusicólogo Inglês que percorreu a África por 30 anos, e documentou argumentos convincentes sobre uma hipotética forma de afinação da Kalimba de metal original de 1300 anos. Tracey fundou a empresa African Musical Instruments, começou a a fabricar Kalimbas e exportá-las para o mundo em 1954, na cidade de Rudespoort na África do Sul. Porém a disposição das notas não eram de forma tradicional. Eram sintonizadas na escala diatônica de Sol. Com notas adjacentes na escala sentadas em lados opostos como as Kalimbas
Ser Natural.
A Kalimba é um instrumento onde não é necessário ser músico para sair tocando. A simplicidade de sua interpretação, permite que qualquer pessoa esteja capacitada para desfrutar do som deste instrumento somente pulsando as linguetas para baixo com a ponta dos polegares, obtendo um som mais brilhante quando se toca com a unha do polegar.
É um instrumento de improvisação rápida e efetiva, dado que é um instrumento de fácil interpretação, afinável a diferentes escalas musicais, produz um grande estimulo em descobrir-se a si mesmo capaz de fazer música. Experimente tocar com outros instrumentos no mesmo tom, somente aplicando o conceito de tempo e compasso, o qual tem forma ampla intendimento, determinado mais por emoção do momento do que por conceito em si.
É recomendado a mulheres grávidas. Forma uma identidade sonora com o novo ser que chega ao seu ventre. Ao tocar a Kalimba por cinco minutos diários, gera uma tranquilidade e profunda comunicação que é de grande ajuda para o desenvolvimento integral e posterior comunicação entre a mãe, o pai e o bebê. Ademais previne a morte súbita durante os primeiros meses de vida no ventre materno.
O som por sua parte, atua limpando os corpos etéricos, aonde se depositam as energias negativas. Mediante a vibração que produz cada nota da Kalimba, ajuda que estas energias não viajem ao interior do corpo físico e transformem em enfermidades ou doenças.
As Kalimbas Ser Natural podem ser feitas com caixa acústica de cabaça ou madeira com o tampo em madeira. Elas podem ser afinadas em qualquer escala sob encomenda, podendo conter de 5 a 15 teclas. As diatônicas de Sol e Dó são as mais comuns.
Bibliografia
-
Chapman, David M.F., "The tones of the kalimba (African thumb piano)", J. Acoust Soc. Am. 131 (1), Pt. 2, 945–950 (January, 2012)
-
Kubik, Gerhard (1998) Kalimba – Nsansi – Mbira. Lamellophone in Afrika. With CD. Berlin: Museum für Völkerkunde
-
Figura 1 Grupo Africano de Mbira; >>http://www.mbira.org<< Visitado em 27/05/15.
-
Figura 2 Mbira típica africana; >>www.southerneye.co.zw<< Visitado em 27/05/15.