
Bansuris
Descrição e história do instrumento

O Bansuri é um aerofone o qual pode ser encontrado feitos de bambu, tabocla, alumínio ou taquara, podendo ter diversas afinações. Sendo os mais comuns em Ré 4 Geralmente possuem 6 furos além do bocal, mas podem ser encontrados com o sétimo furo no minguinho, ou abaixo, para o dedão. São de vários tamanhos, resultando várias afinações. Os mais usados são afinados em Ré ou também em Dó e Mi. Alcançam três oitavas.
A palavra "bansuri" tem origem na junção das palavras bans que significa bambu e a palavra sur que significa melodia. Embora a flauta de bambu seja indiscutivelmente um dos mais antigos instrumentos da Índia, a flauta é provavelmente tão antigaquanto os Vedas. Ela ocupa uma notável posição na música Indiana, juntamente com a Vina (harpa) e a Mridanga (tambor de duas faces). Venu (flauta) é um dos três maiores instrumentos mencionados na religiosa e secular literatura dos Vedas. Ela aparece frequentemente nas esculturas dos antigos templos e murais, onde é usualmente utilizada nos sistemas vocal, instrumental e dança. No Shrimad Bhagavatam (a nata da literatura védica) declara-se que o senhor Krishna, ao entrar na floresta de Vrndavana vibrando a sua divina flauta, encantava o espirito de todos os seres vivos móveis e imóveis, os rios paravam de fluir e os pássaros pousavam nos galhos das árvores para ouvir a canção de sua flauta.

A importância da flauta na história da música indiana é muito clara, principalmente devido a estar muito próxima a voz humana emmuitos aspectos. Ambas têm em média variações de duas a duas oitavas e meia e, mais importante, a expressão do som é de conduta média. A Flauta Bansuri foi durante muito tempo um instrumento Folk, só sendo introduzida na música clássica Indiana no Séc.XX. Foi o indiano Pannalal Ghosh (1911–1960) quem trouxe a bansuri da sua tradição eminetemente folclórica e popular para o mundo erudito. Ele foi o responsável pela experimentação de diversos tamanhos de bansuris com diversos tamanhos de furos até encontrar as medidas mais adequadas para a música clássica indiana.
O músico clássico indiano Pandit Raghunath Prasanna (1913 - Junho de 1999) tocava shehnai (um tipo de oboé indiano) e flauta. Ele era conhecido por introduzir as técnicas de vocal no shehnai e na forma de tocar flauta, desenvolvendo um novo estilo de tocar os bansuris, diferente do estilo de Pandit Pannalal Ghosh.
Dentre outros nomes conhecidos tocadores de Bansuri estão: Hariprasad Chaurasia,
Raghunath, Seth, Bhola Nath Prasanna, Vijay Raghav Rao , Rajendra Prasanna , Ronu Majumdar. Assim como os mesmos Pannalal Ghosh , Raghunath Prasanna.
Bibliografia
-
Philipson, David; CalArts School of Music; The Legacy of Pandit Pannalal Ghosh.
-
Gurukul, Brindavan; Bansuri Bamboo Flute.
-
Leifer, Lyon; Rasa Music Co.; How to Play the Bansuri: A Manual for Self-Instruction Based on the Teaching of Devendra Murdeshwar.
-
Figura 1: Varadarajan, Devika; Hari Charanam; Gita Sloka every day - Chapter 3 -Karma Yoga - Sloka 16; >http://haricharanam.blogspot.com.br/2011/09/1-gita-sloka-every-day-chapter-3-karma_02.html< Acessado em 27/06/14.
-
Figura 2: Flickr; Pannalal Ghosh: Great Master - Great Music; >https://www.flickr.com/photos/89974969@N02/8518439503/< Acessado em 27/06/14.