
Ektaras

Na lingua Bengali e em punjabi, quer dizer literalmente "uma corda", também chamado iktar, EKTAR, Gopichand yaktaro. É um instrumento de cordas, usado em Bangladesh , Índia , Egito e Paquistão.
Em sua origem, era um instrumento de corda de peregrinação bardos e menestréis da Índia e é tocado com um dedo. Normalmente tem uma única corda esticada, uma pele de animal ou madeira sobre uma caixa acústica (feito de abóbora seca / madeira, cabaça ou coco) e pescoço de pólo ou de bambu.
Pressionando as duas metades do pescoço junto afrouxa a corda, reduzindo assim a sua altura sonora. A modulação da afinação a cada ligeira flexão do pescoço dá o ektara seu som característico. Não existem marcas ou medições de pressão para indicar o que nota produzirá, então a pressão é ajustada de ouvido.
Os tamanhos podem ser: soprano, tenor e baixo. O ektara baixo, algumas vezes
Descrição e história do instrumento

chamado de dotara (dois) muitas vezes tem duas cordas.
Estes instrumentos são comumente usados no canto Kirtan, que é um prática devocional hindu de cantar os nomes divinos e mantras em um êxtase um conduz e os demais o respondem. É sado por Sadhus, homens santos ou errantes. Além disso, é usado para canto Sufi cantar, assim como pela Bauls de Bengala .
O " dotara" se tornou popular nos Estados Unidos por devoções Kirtan wallahs, tais como no oeste sadhu Bhagavan Das , artista kirtan e autor de “Its Here Now, Are You?”.
É a forma mais antiga de instrumento de cordas encontrado na parte oriental da Índia, a família instrumento que está sendo espalhados por todo o país. Embora tenha uma origem humilde tribais, tem sido associada e popularizado pela tradição ascética e minstrel de canções em Bengala.
Um típico Bengali Ektara é construído a partir de uma metade de uma casca seca cabaça que funciona como caixa de som, com uma corda de metal correndo bem no meio da concha; no topo, a corda é amarrada a um botão, que ajusta a a tensão da corda e, assim, o ajuste o botão e a sequência de tensão é suportada por duas tiras de bambu, amarrado em dois lados opostos da casca de abóbora.
O Ektara e o Baya Ghati juntos formam um conjunto completo de acompanhamentos para tradições devocionais Deolati. A corda fica sintonizada com a nota principal da composição.
Hoje em dia o ektara é amplamente utilizado por cantores populares, especialmente por cantores Sufi no Punjab e Sindh . Tradicionais e modernas formas de bhangra , por vezes, utiliza uma ou ektara ou tumbi para acompanhar o cantor e dhol . Por ocasião do "Urs", realizada em memória do
santo famoso e místico poeta Hazrat Shah Abdul Latif Bhitai (1689 - 1752) na Bhitshah, perto de Hyderabad em Sindh, realizada todos os anos entre 13 e 15 de Safar, os devotos cantam com fervor e frenesi Kafis com as estirpes de ektara que parece ser um instrumento musical muito antigo.
Bibliografia
-
Sadie, Stanley. New Grove Dictionary of Music by A to F Vol 1. Page 649 to page 690.
-
Figura 1: Sanskrit, Baul; Bauls of Bengal; Jai Guru. >>http://lineagebaul.blogspot.com.br/2011/07/baul-vibes.html<<. Visitado em 01/07/2014.
-
Figura 2: Baul, Parvathy; At Ruhaniyat mystic music festival, Purana Qila, Delhi. >>http://en.wikipedia.org/wiki/Ektara<<. Visitado em 01/07/2014.